No mundo acadêmico, nosso padrão-ouro para textos exige que eles sejam criados por pessoas com educação substancial, diplomas avançados e experiência em vida, tornando-os especialistas em seus campos. Se estou lendo um livro de receitas, quero que seja de alguém que realmente saiba andar pela cozinha – não alguém que seja um cozinheiro medíocre, mas tenha decidido que seria divertido reunir os favoritos da família em um livro auto-publicado.
Você é um estudante universitário. Sem dúvida, o melhor lugar para encontrar informações de qualidade é a biblioteca da faculdade – e você pode fazer isso entrando na biblioteca ou pesquisando na Internet. Muitas bibliotecas universitárias nos EUA adotaram um novo conjunto de diretrizes para ajudar os alunos a encontrar bons materiais. Chama-se CRAP . Sim com certeza! CRAP significa moeda, confiabilidade, autoridade e objetivo / ponto de vista.
Vamos olhar mais para essas palavras (CRAP):
Nota: algumas bibliotecas usam CRAAP em vez de CRAP , adicionando um segundo “A” para “precisão”. O método simples do CRAP , abaixo, incorpora “precisão” na categoria “confiável”. Além disso, usar CRAP é mais divertido.
C: Moeda
- Esse é o material mais recente que você pode encontrar?
- O material é recente o suficiente para representar com precisão o seu tópico?
- Foi atualizado recentemente?
- Para sites eletrônicos, o site parece moderno e atualizado?
R: Confiabilidade
- O objetivo material é?
- Você consegue detectar algum viés óbvio ou idioma carregado?
- Existem fontes disponíveis para fazer backup da peça?
- Está bem escrito e livre de erros?
A: Autoridade
- O autor possui diploma, experiência ou outro conhecimento na área de tópicos?
- A fonte anfitriã é confiável, ou seja, um jornal respeitado versus um blog individual?
- O editor é respeitável e bem conhecido?
- Você tem um senso de confiança para o autor?
P: Objetivo e ponto de vista
- O que o criador do material está tentando realizar? Eles estão tentando informar? Persuadir? Empurre sua própria agenda? Convencê-lo a comprar alguma coisa?
- O site inclui publicidade ou isca de clique?
- O artigo parecia destinado a um público específico?
Parece nosso padrão-ouro, sim? Mantendo a metáfora, sua biblioteca da faculdade é uma mina de ouro para os estudantes. Sua biblioteca da faculdade
Dá acesso a um mundo de materiais de origem que já foram revisados e aprovados pela equipe de bibliotecários.
Permite acesso gratuito ao banco de dados que seria extremamente caro se comprado como não aluno. (Por exemplo, acessar um banco de dados on-line da EBSCO – um dos melhores padrões de pesquisa da faculdade – on-line pode custar de US $ 40 a 50 por artigo! Felizmente, o mesmo artigo seria gratuito na sua biblioteca da faculdade.)
Fornece fontes atuais e constantemente atualizadas.
Permite obter materiais que sua biblioteca pode não ter. Quão? Por meio de um serviço maravilhoso chamado empréstimo entre bibliotecas, onde sua biblioteca realmente entra em contato com outras bibliotecas – em todo o país! – para encontrar os materiais necessários e levá-los até você.
Fornece espaços de estudo, tutoria, assistência à pesquisa e outras ajudas.
Dá acesso a bibliotecários – o maior recurso da biblioteca. Onde um banco de dados de biblioteca pode fornecer milhares de resultados em resposta a uma pesquisa, o bibliotecário pode ajudá-lo a descobrir por onde começar a procurar ou quais termos de pesquisa usar. Eles podem responder a todas e quaisquer perguntas relacionadas à pesquisa.
Entre na biblioteca da faculdade (ou pesquise na ajuda on-line da biblioteca) para começar – e se você tiver problemas, peça a um bibliotecário! Eles gostam de trabalhar com os alunos.
Você também pode encontrar bons materiais na World Wide Web?
Claro. Mas fazer isso pode ser complicado. Pense por um momento. Se você encontrou um site ou recurso que considera útil, como se convencer de que ele segue a abordagem CRAP ?
Lembre-se de que seu trabalho na faculdade é diferente das atividades do dia a dia. Por exemplo, podemos navegar na Web por várias razões diferentes, talvez por prazer, talvez por tédio ou talvez buscando links. Podemos pesquisar e ler como quisermos; nada está em jogo, por assim dizer.
Mas no seu trabalho na faculdade, há muito em jogo. Parte de fazer um trabalho sólido no nível da faculdade tem a ver com encontrar materiais de origem fortes e usá-los de maneira correta e eficaz.
Então, como você encontra um bom material na Web?
Encontrar bons materiais na Internet exige um pouco de trabalho de detetive. Você pode usar suas habilidades de detetive CRAP , mas também ajuda a saber um pouco sobre como navegar e usar materiais da Web. Vamos explorar!